Jejum Intermitente

O jejum intermitente (JI), quando realizado, deve ser feito com auxílio de profissional capacitado.

O JI é um jejum planejado e programado por um tempo determinado. Existem formas diferentes de se planejar o JI, 8 horas, 12 horas, 18 horas, 24 horas. Pode ser realizado 1, 2 ou 3 vezes por semana. Os efeitos do JI se baseiam na expressão de fatores como a SIRT-1 e CPT-1 (dentre vários fatores), ambos envolvidos com aumento da capacidade antioxidante e oxidação de gorduras.

Estudos recentes tem associado maior expressão desses fatores (SIRT-1 e CPT-1) em alguns tipos de JI como por exemplo o de 12 horas. No JI de 12 horas, por exemplo, faz-se a última refeição do dia anterior, o jantar, em seguida dorme-se por no minimo 8 horas e realiza-se a próxima refeição às 12h00, o almoço. Basicamente não se faz café da manhã e lanche da manhã. Como resposta ao estímulo de fatores específicos (SIRT-1 e CPT-1) advindos do JI, estudos apresentam diversos resultados como maior oxidação de gordura, diminuição de LDL colesterol, redução dos níveis de insulina, modulação da inflamação. As perguntas são recorrentes.

Porque o JI pode funcionar? Porque estimula fatores chave da oxidação de gorduras; JI funciona? Depende, não para todos;

Como saberei se posso fazer um JI? Entre em contato conosco e solicite uma avaliação!